"Controlo do Tabagismo e Desenvolvimento Humano" é o tema do 2º Congresso Ibérico de Tabacologia, que se realiza entre 21 e 23 de Maio, em Lisboa.
Com o objectivo de reflectir e discutir o tema do tabagismo e as suas formas de controlo e prevenção, realiza-se pela primeira vez em Portugal e já nos próximos dias 21, 22 e 23 de Maio, em Lisboa, o 2º Congresso Ibérico de Tabacologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Tabacologia (SPT) e sua congénere espanhola, a Sociedade Española de Especialistas en Tabaquismo (Sedet).
Em torno do tema "Controlo do Tabagismo e Desenvolvimento Humano", duas centenas de especialistas nacionais e internacionais vão reflectir sobre este problema de dimensão global, considerado hoje uma epidemia com grave impacto na sociedade. «O controlo do tabagismo é, inequivocamente, a medida mais efectiva de promover a saúde dos povos e de, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento humano e a redução das desigualdades», refere Prof. José M. Calheiros, Presidente da Sociedade Portuguesa de Tabacologia (SPT).
«É, pois, cada vez mais imperiosa a necessidade de desenvolver actividades que identifiquem e actuem nos grupos mais vulneráveis, alvo preferencial de estratégias comerciais que mais degradam a sua precária situação socioeconómica», alega o Presidente da SPT.
O congresso inicia-se, dia 21 de Maio às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, com a conferência intitulada Controlo de Tabagismo e luta contra a pobreza, a qual será proferida pela Drª. Paula Johns da Aliança de Controle do Tabagismo, Brasil (ACT).
Dia 22 de Maio, pelas 12h00, acontece o segundo momento alto do evento com a palestra da Professora Lírio Covey, uma das maiores especialistas mundiais e Investigadora da Columbia University (EUA), sob o tema "Tabagismo e doença mental – Abordagem do consumo do tabaco em pacientes psiquiátricos". No mesmo dia, pelas 16h30, o especialista espanhol Fernando González Torralba aborda a temática "Ferramentas Farmacológicas no Tratamento do Tabagismo".
Para encerrar o evento internacional, dia 23 de Maio, às 15h30, o reconhecido especialista e formador espanhol F. Javier Ayesta, Investigador e Professor na Faculdad Medicina da Universidad Cantábria, profere uma palestra intitulada "Imagens e Palavras. Alertas de Saúde", uma conferência evocativa do Dia Mundial Sem Tabaco (dia que se celebra dia 31 de Maio).
Sem comentários:
Enviar um comentário