quarta-feira, 3 de junho de 2009

Primeira caminhada nacional junta doentes do coração


No dia 6 de Junho, no âmbito da campanha "Bate, bate Coração", caminhar-se-á para sensibilizar os portugueses para as arritmias cardíacas.
A primeira caminhada nacional a juntar doentes do coração vai ser efectuada a 6 de Junho, numa organização do Instituto Português do Ritmo Cardíaco (IPRC), a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI´s (APPPC), no âmbito da campanha "Bate, bate coração". Esta primeira caminhada de portadores de pacemakers e cardioversores-desfibrilhadores implantáveis (CDI´s), arrancará pelas 10h, no Parque Expo, junto ao Pavilhão Atlântico. A iniciativa tem como objectivos «sensibilizar os portugueses para as arritmias cardíacas, explicando as suas causas, mitos, formas de prevenção e tratamento, incentivar a partilha de testemunhos entre portadores de pacemaker e desfibrilhadores (CDI´s) e responder a dúvidas de doentes cardiovasculares», afirmou o Dr. Carlos Morais, coordenador nacional da campanha "Bate, bate Coração". A participação é gratuita, mas é obrigatório fazer inscrição através do site http://www.batebatecoracao.com/. Todos os participantes vão receber uma t-shirt da campanha.
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade. No entanto, muitas vezes, as arritmias não provocam sintomas, e por isso, grande parte da população em geral desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.
Adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário