sábado, 20 de junho de 2009

Nélson Évora eleito o melhor atleta europeu de Maio

O português Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto, foi eleito o melhor atleta europeu do mês de Maio, numa votação da Associação Europeia de Atletismo (EAA). A escolha de Nélson Évora surge na sequência dos resultados alcançados em Maio no Brasil, onde competiu em vários grandes prémios e no último dos quais, em Belém, chegou ao triunfo com a melhor marca do ano (17,66 metros).
O atleta do Benfica saltou em Belém sempre acima dos 17 metros (17,25m, 17,07m e 17,06m), mas foi no terceiro dos quatro ensaios que efectuou que chegou aos 17,66 metros, um centímetro abaixo da marca que lhe deu o ouro olímpico. Nos grandes prémios do Rio de Janeiro e de Uberlândia, disputados antes de Belém, o campeão olímpico do triplo tinha sido terceiro classificado, com 17,11 metros e 16,92, respectivamente. Na votação da EAA, Nélson Évora ficou à frente do campeão europeu dos 20 quilómetros marcha, o italiano Giorgio Rubino, e do decatleta alemão Michael Schrader.
Na votação feminina, a portuguesa Naide Gomes foi segunda, atrás da britânica Jessica Ennis, que em Maio fez 6 587 pontos (heptatlo) nas Provas Combinadas da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), em Desenzano del Garda, Itália.
O Atleta Europeu do Mês é uma iniciativa da Associação Europeia de Atletismo (EEA), criada em Janeiro de 2007 e que visa o reconhecimento de "desempenhos extraordinários" no desporto europeu. Todos os meses a escolha é feita pelo público, imprensa e um painel de especialistas no atletismo europeu, com cada um dos três segmentos a valerem 33,3 por cento na votação final.

Sem comentários:

Enviar um comentário