segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Idosos fisicamente activos possuem melhor vasculatura cerebral


Uma pesquisa recente mostrou que idosos que praticam actividade aeróbica regular apresentaram uma melhoria da vasculatura cerebral.
O trabalho foi publicado na revista "American Journal of Neuroradiology". Através de uma técnica de angiografia por ressonância magnética, foi examinado o número e formato dos vasos sanguíneos cerebrais de sete idosos fisicamente activos e sete idosos sedentários, entre os 60 e 80 anos.
O grupo activo participou em actividades aeróbicas, no mínimo 180 minutos por semana nos últimos dez anos, e o outro grupo não apresentava historial de exercício físico regular. Os idosos activos exibiram um maior número de pequenos vasos e baixos valores de vasos tortuosos que os idosos com baixo nível de actividade física.
Os dados deste estudo estão de acordo com estudos anteriores que indicam que pessoas idosas aerobicamente activas tendem a preservar uma melhor anatomia cerebral que idosos sedentários. No entanto, mais pesquisas são necessárias para concluir se a actividade aeróbica em pessoas idosas previamente sedentárias pode reverter as alterações anatómicas e funcionais cerebrovasculares associadas ao avançar da idade.

1 comentário: