quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estudo diz que mais de 1,5 mil milhões de pessoas terão hipertensão em 2025


Cerca de 1,56 mil milhões de adultos sofrerão de hipertensão em todo o mundo em 2025, segundo um estudo publicado pela revista médica britânica "The Lancet".
No ano 2000, um total de 972 milhões de pessoas, ou 26,4% da população adulta do planeta, já tinha uma elevada pressão sanguínea. Esses números não incluem, no entanto, a chamada pré-hipertensão, ou seja, a pressão sanguínea um pouco mais alta que o normal. Somente na China, a hipertensão está na origem de mais de 1 milhão de mortes prematuras (antes dos 72 anos nos homens e de 75 nas mulheres) e de mais de 2 milhões de mortes no total por ano. Em 2005, cerca de 2,3 milhões de mortes por causas cardiovasculares ocorridas na China foram atribuídas directamente à pressão sanguínea. Essa é a conclusão do artigo do investigador Jiang He, da Tulane University School of Public Health and Tropical Medicine, no Estado norte-americano de Louisiana. «A hipertensão é a principal causa das mortes na China por razões que poderiam ser prevenidas», segundo os autores do estudo, que aconselham, entre outras coisas, a redução da ingestão de sal diária e uma mudança geral no estilo de vida.

E o aviso está dado: é bom que nos esforcemos para conseguir modificar o nosso estilo de vida, para evitar, entre outros cenários, um futuro hipertenso!

1 comentário:

  1. Eu tava olhando os seus posts e achei bem interessante um assunto que vi em outro blog:

    http://vinoespelho.blogspot.com/2009/10/dica-bebendo-agua.html

    Ele fala da campanha de Bonafont, aquela agua que elimina a retencao de liquido e te ajuda a tomar 2 litros de agua por dia. Da uma olhada!

    ResponderEliminar